top of page

Você sabia que os dentes podem ser considerados órgãos?

Eles fazem parte de nosso sistema digestório e são peças fundamentais para termos uma boa digestão. São eles os responsáveis por cortar, rasgar, moer e triturar os alimentos na hora da alimentação. Importantes também na fala, pois sem eles seria difícil pronunciar palavras com as consoantes V,T,N,SS,F e D, e também é muito importante na manutenção de nosso contorno facial, já que eles servem de apoio para nossas bochechas e lábios. Sua composição em maior parte são minerais, e em menor quantidade vem a água e terminações nervosas, que é a parte responsável por nos fazer sentir dor.


O dente aparentemente é lisinho, mas se cortarmos ele e colocarmos em um microscópio veremos que sua característica é como se fosse uma “pilha de canos de pvc”, e por dentro de cada um deles tem uma terminação nervosa, que se conecta diretamente com a polpa do dente, é por isso que quando comemos algo gelado, quente ou ácido, sentimos aquela dorzinha chata lá dentro do dente, famosa sensibilidade! É essa polpa a responsável por nutri-lo. Aí você me pergunta: – Então o dente se alimenta doutora? Sim, ele se nutre dos componentes da polpa, e quando se faz o tratamento de canal e ele perde essa polpa, ele fica mais frágil. Por isso quando o dente é tratado canal o cuidado com ele é redobrado! Um dente perdido, jamais será recuperado 100%.

O sorriso é nosso cartão de visita, e para mantê-lo em dia a receita é simples: fio dental, escova + pasta com flúor, enxaguante bucal sem álcool, nessa ordem, e a cada 6 meses ou no máximo 1 ano, procurar seu dentista e fazer uma consulta para verificar se está tudo em ordem. Dica de prevenção melhor e barata do que essas não há. Cuide da curva mais bonita que tem no seu corpo, o seu sorriso!

belo sorrizo

Amanda Nunes de Sousa Costa Cirurgiã Dentista – CRO-RO 2677

mobile-2-verao-2024-divas-plus.png
banner-mobile-outlet-divas-plus.jpg

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page