top of page

A História da Lingerie: do inicio aos primeiros Corselets

Nossa maravilhosa peça íntima que nos acompanha no dia a dia tem uma história longa e antiga, que começou por volta do segundo milênio antes de Cristo.

Já vemos esboços de nossa atual lingerie em Creta, nas estatuetas de Deusas Serpentes, encontradas em 1903 em uma expedição arqueológica liderada por  Arthur Evans, e são datadas de aproximadamente 1 600 anos a.C. Atualmente, as estatuetas estão no Museu Arqueológico de Heraclião (Creta, Grécia).

As Deusas usam uma espécie de corpete underbust (corpete que fica abaixo do seio, deixando ele exposto, mas empinado), impulsionando os seios a mostra.

Um dos primeiro corpetes

Deusas Serpentes de Creta: primeiros corpetes


No Arcaico grego, já encontramos pinturas femininas usando o proto sutiã (o protótipo do atual sutiã), uma faixa de tecido que era passado em volta do torax/seios e faixas de tecido enrolados de forma a cobrir a área do quadril e virilha, como uma especie de fraldão.


Lingeries de 40 A.C.

Primeiras lingeries Gregas


Este modelo ainda foi muito utilizadoem Roma, por volta de 40 A.C., enquanto na Grécia eram triângulos amarrados com fios nas laterais (nossaaaaa será que eram as tatara-tatarara-muita coisa dos nosso biquínis cortininha?) que eram usados por baixo das túnicas para se banharem nas fontes de Atenas.

Na Idade Média, surgem os primeiros desenhos do que podemos chamar de corselete: o Cota (túnica com cordões), o Beaud (corpete amarrado atrás com babadinhos formando um espécie de saia), o Sorquerie (semelhante ao Cota) e o “Sucote” (uma especie de colete sobreposto ao vestido).

Com o renascimento, a época do erotismo, os corpetes e corseletes ganharam muita relevância, erguendo os seios, deixando maiores, afinando a cintura para dar maior destaque.


Primeiros espartilhos

Primeiros espartilhos


té esta época nada era pensado em conforto, pois eram desenvolvidos por homens. Haviam peças que pesavam mais de um quilo! Tudo em nome do erotismo, visando apertar para destacar. Mas em 7 de setembro de 1675, devido denuncias que as mulheres eram “apalpadas” pelos costureiros, parlamento francês autoriza costureiras a confeccionar roupas intimas para resolver este problema e o que contribuiu para o aperfeiçoamento de peças mais confortáveis e leves, mas não pense que ficaram mais fáceis de utilizar.


Espartilhos da França Antiga

Modelos de espartilhos da França Antiga


 Da uma olhadinha nesse video mostrando como era complicado você se vestir nesta época, eu fiquei cansada só de ver!



A vida feminina nunca foi fácil não é mesmo?

Você gosta de corpetes, corselets e espartilhos? Dá uma olhadinha aqui na nossa loja, a Divas Plus. Temos modelos do tamanho 46 ao 56-58, como estes lindíssimos abaixo.


Espartilhos Divas Plus

Espero que tenham curtido e semana que vem volto com mais um pedacinho da historia da lingerie!


Beijo

Beijo da Gorda!

mobile-2-verao-2024-divas-plus.png
banner-mobile-outlet-divas-plus.jpg

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page